ESCOLA DE GOVERNO E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
Autor: Evandro Sather
25/08/2019
O trabalho contextualiza a atuação de uma Escola de Governo municipal e a formação continuada de professores da rede municipal de ensino. Esta atuação se mescla com as atribuições de uma universidade, especialmente no que tange à qualificação em nível de pós-graduação. Este trabalho apresenta a ideia de um curso de mestrado em Educação Socioambiental e Território, especialmente concebido para professores da rede, com um currículo e uma programação capaz de absorver as atividades teóricas e práticas no próprio município.
A PRÁXIS DO COTIDIANO NA POLÍTICA INTERSETORIAL
Autor: GILSON LUIZ DE ANDRADE
PEDRO VICTORINO CARVALHO DE SOUZA
08/03/2019
Este artigo tem como objetivo apresentar algumas experiências profissionais vividas no encontro entre as secretarias de Assistência Social e Saúde de um município no Estado do Rio de Janeiro. A partir do ano de 2012 até 2016. O programa saúde na escola tem como perspectiva trabalhar com as escolas no tocante as temáticas transversais, que colaboram para desenvolvimento do currículo regular.
CONSELHOS - GARANTIA CONSTITUCIONAL
Autor: Maria Inez Pucello
08/03/2019
A participação social é imprescindível para o exercício da cidadania. Afinal, o contato dos cidadãos com a esfera política, em todos os seus âmbitos, aproxima os processos, ações e politicas públicas que dizem respeito às suas vidas e impactarão no seu dia a dia. Muitas pessoas se sentem incapazes, de mãos atadas frente às decisões do poder publico. Mas existe uma saída: PARTICIPAR.
VIGILÂNCIA DA QUALIDADE DA ÁGUA PARA CONSUMO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Autor : Leandro Viana Guerra
02/01/2019
A incorporação do componente ambiental nas ações de vigilância em saúde é fruto de processo histórico, paralelo à própria construção do conceito de vigilância ambiental e concorrente às discussões que tratam da questão ambiental como um todo.
PROJETO PRÓ-FUNDAMENTAL
Autor: Escola municipal de Administração - EMAR
20/06/2018
O Projeto Pró-Fundamental é um experimento pedagógico de iniciativa da Escola de Governo de Maricá – EMAR, a ser executado em parceria com a Secretaria de Educação municipal. O projeto pretende disponibilizar os recursos da plataforma de Ensino à Distância – EAD para o ensino fundamental público do município. Inicialmente o desafio tem por foco os alunos do 9º ano do ensino fundamental interessados em prestar exame de admissão nas escolas técnicas e militares de ensino médio.
UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE MARICÁ UNIMARICÁ
Autor: Escola municipal de Administração - EMAR
20/06/2018
Que tal matricular uma criança numa universidade aos três ou quatro anos de idade para cursar a pré-escola? E se esta criança seguir nesta mesma universidade pelos nove anos do ensino fundamental e os três anos do ensino médio, embora frequentando diferentes instituições no município? Antes de algum questionamento ou dúvida sobre o que vem depois, o ensino superior, vamos examinar rapidamente o que é uma universidade, sua origem e desdobramentos, inclusive no Brasil, e como a história da universidade brasileira perpassa por Maricá na figura de Darci Ribeiro. A ideia de universidade aqui apontada não trata de inovar, mudar ou rejeitar a universidade existente, mas fortalece-la.
O PAPEL DO ORIENTADOR EDUCACIONAL PARA A VISIBILIDADE DO SER SOCIAL
Autor: Julianne Viana Guerra
27/08/2018
O Projeto Pró-Fundamental é um experimento pedagógico de iniciativa da Escola de Governo de Maricá – EMAR, a ser executado em parceria com a Secretaria de Educação municipal. O projeto pretende disponibilizar os recursos da plataforma de Ensino à Distância – EAD para o ensino fundamental público do município. Inicialmente o desafio tem por foco os alunos do 9º ano do ensino fundamental interessados em prestar exame de admissão nas escolas técnicas e militares de ensino médio.
A ROTA CHARLES DARWIN E A “CICLOTURISMOBILIDADE” EM MARICÁ - RJ
Autor: Evandro Sathler
28/02/2018
O Projeto Pró-Fundamental é um experimento pedagógico de iniciativa da Escola de Governo de Maricá – EMAR, a ser executado em parceria com a Secretaria de Educação municipal. O projeto pretende disponibilizar os recursos da plataforma de Ensino à Distância – EAD para o ensino fundamental público do município. Inicialmente o desafio tem por foco os alunos do 9º ano do ensino fundamental interessados em prestar exame de admissão nas escolas técnicas e militares de ensino médio.
POLÍTICAS PÚBLICAS - CICLO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS
Autor: Maria Inez Pucello
05/01/2018
COMO SÃO PLANEJADAS E EXECUTADAS AS POLÍTICAS PÚBLICAS?
O processo de formulação das Politicas Públicas, também denominado de CICLO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS, apresenta diversas fases, que você aprenderá a seguir:
POLÍTICAS PÚBLICAS: QUEM PRODUZ
Autor: Maria Inez Pucello
04/01/2018
COMO SÃO PLANEJADAS E EXECUTADAS AS POLÍTICAS PÚBLICAS?
Neste texto sobre Politicas Públicas, iremos identificar os principais responsáveis pela formulação das politicas. A maioria dos cidadãos ainda acredita, devido à tradição políticas públicas, que a construção da mesma cabe somente ao governo. ESTÁ NOÇÃO ESTÁ ERRADA. Hoje, a construção das políticas públicas é entendida como uma coprodução entre o estado e a sociedade, ou seja, como a construção do interesse público.
POLÍTICAS PÚBLICAS E SUA APLICAÇÃO
Autor: Maria Inez Pucello
04/01/2018
Em um País onde as ações do Poder público são centralizadas, pouco transparentes e muitas das vezes interpretadas levianamente ou paliativas, é fundamental que se compreenda a formulação das políticas públicas, para entendemos que existe planejamento no setor público de nosso País.
CIÊNCIA E TECNOLOGIA E A AGENDA 2030 DA ONU
Autor: Sérgio Mesquita
24/11/2017
Muito se discute s obre a Agenda 2030 da ONU,, mas poucos sabem do que se trata e o porquê da escolha do ano como referência.. Criada em 2015 , a agenda é composta por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável a serem implementados pelos governo s,, em especial pelos municípios.
UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE MARICÁ
O texto explora o potencial da EMAR no rumo de uma Universidade Municipal em Maricá tal qual idealizado por Darcy Ribeiro. Aborda ainda o inicio das atividades de Educação à Distancia (EMAR-EAD) e a capacidade que esta ferramenta possui para alavancar inúmeras atividades administrativas.