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ESCOLA DE GOVERNO E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

Autor: Evandro Sather

25/08/2019

O trabalho contextualiza a atuação de uma Escola de Governo municipal e a formação continuada de professores da rede municipal de ensino. Esta atuação se mescla com as atribuições de uma universidade, especialmente no que tange à qualificação em nível de pós-graduação. Este trabalho apresenta a ideia de um curso de mestrado em Educação Socioambiental e Território, especialmente concebido para professores da rede, com um currículo e uma programação capaz de absorver as atividades teóricas e práticas no próprio município.

A PRÁXIS DO COTIDIANO NA POLÍTICA INTERSETORIAL

Autor: GILSON LUIZ DE ANDRADE

PEDRO VICTORINO CARVALHO DE SOUZA

08/03/2019

Este artigo tem como objetivo apresentar algumas experiências profissionais vividas no encontro entre as secretarias de Assistência Social e Saúde de um município no Estado do Rio de Janeiro. A partir do ano de 2012 até 2016. O programa saúde na escola tem como perspectiva trabalhar com as escolas no tocante as temáticas transversais, que colaboram para desenvolvimento do currículo regular.

CONSELHOS - GARANTIA CONSTITUCIONAL

Autor: Maria Inez Pucello

08/03/2019

A participação social é imprescindível para o exercício da cidadania. Afinal, o contato dos cidadãos com a esfera política, em todos os seus âmbitos, aproxima os processos, ações e politicas públicas que dizem respeito às suas vidas e impactarão no seu dia a dia. Muitas pessoas se sentem incapazes, de mãos atadas frente às decisões do poder publico. Mas existe uma saída: PARTICIPAR.

VIGILÂNCIA DA QUALIDADE DA ÁGUA PARA CONSUMO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Autor : Leandro Viana Guerra 

02/01/2019

A incorporação do componente ambiental nas ações de vigilância em saúde é fruto de processo histórico, paralelo à própria construção do conceito de vigilância ambiental e concorrente às discussões que tratam da questão ambiental como um todo.

PROJETO PRÓ-FUNDAMENTAL

Autor: Escola municipal de Administração - EMAR 

20/06/2018

O Projeto Pró-Fundamental é um experimento pedagógico de iniciativa da Escola de Governo de Maricá – EMAR, a ser executado em parceria com a Secretaria de Educação municipal. O projeto pretende disponibilizar os recursos da plataforma de Ensino à Distância – EAD para o ensino fundamental público do município. Inicialmente o desafio tem por foco os alunos do 9º ano do ensino fundamental interessados em prestar exame de admissão nas escolas técnicas e militares de ensino médio.

UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE MARICÁ UNIMARICÁ

Autor: Escola municipal de Administração - EMAR 

20/06/2018

Que tal matricular uma criança numa universidade aos três ou quatro anos de idade para cursar a pré-escola? E se esta criança seguir nesta mesma universidade pelos nove anos do ensino fundamental e os três anos do ensino médio, embora frequentando diferentes instituições no município? Antes de algum questionamento ou dúvida sobre o que vem depois, o ensino superior, vamos examinar rapidamente o que é uma universidade, sua origem e desdobramentos, inclusive no Brasil, e como a história da universidade brasileira perpassa por Maricá na figura de Darci Ribeiro. A ideia de universidade aqui apontada não trata de inovar, mudar ou rejeitar a universidade existente, mas fortalece-la. 

O PAPEL DO ORIENTADOR EDUCACIONAL PARA A VISIBILIDADE DO SER SOCIAL

Autor: Julianne Viana Guerra

27/08/2018

O Projeto Pró-Fundamental é um experimento pedagógico de iniciativa da Escola de Governo de Maricá – EMAR, a ser executado em parceria com a Secretaria de Educação municipal. O projeto pretende disponibilizar os recursos da plataforma de Ensino à Distância – EAD para o ensino fundamental público do município. Inicialmente o desafio tem por foco os alunos do 9º ano do ensino fundamental interessados em prestar exame de admissão nas escolas técnicas e militares de ensino médio.

A ROTA CHARLES DARWIN E A “CICLOTURISMOBILIDADE” EM MARICÁ - RJ

Autor: Evandro Sathler

28/02/2018

O Projeto Pró-Fundamental é um experimento pedagógico de iniciativa da Escola de Governo de Maricá – EMAR, a ser executado em parceria com a Secretaria de Educação municipal. O projeto pretende disponibilizar os recursos da plataforma de Ensino à Distância – EAD para o ensino fundamental público do município. Inicialmente o desafio tem por foco os alunos do 9º ano do ensino fundamental interessados em prestar exame de admissão nas escolas técnicas e militares de ensino médio.

POLÍTICAS PÚBLICAS - CICLO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS

Autor: Maria Inez Pucello

05/01/2018

 

COMO SÃO PLANEJADAS E EXECUTADAS AS POLÍTICAS PÚBLICAS? 

O processo de formulação das Politicas Públicas, também denominado de CICLO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS, apresenta  diversas fases, que você aprenderá a seguir:

POLÍTICAS PÚBLICAS: QUEM PRODUZ

Autor: Maria Inez Pucello

04/01/2018

 

COMO SÃO PLANEJADAS E EXECUTADAS AS POLÍTICAS PÚBLICAS? 

Neste texto sobre Politicas Públicas, iremos identificar os principais responsáveis pela formulação das politicas. A maioria dos cidadãos ainda acredita, devido à tradição políticas públicas, que a construção da mesma cabe somente ao governo. ESTÁ NOÇÃO ESTÁ ERRADA. Hoje, a construção das políticas públicas é entendida como uma coprodução entre o estado e a sociedade, ou seja, como a construção do interesse público.

POLÍTICAS PÚBLICAS E SUA APLICAÇÃO

Autor: Maria Inez Pucello

04/01/2018

 

Em um País onde as ações do Poder público são centralizadas, pouco transparentes e muitas das vezes interpretadas levianamente ou paliativas, é fundamental que se compreenda a formulação das políticas públicas, para entendemos que existe planejamento no setor público de nosso País.​

CIÊNCIA  E TECNOLOGIA E A AGENDA 2030 DA ONU

Autor: Sérgio Mesquita

24/11/2017

 

Muito se discute s obre a Agenda 2030 da ONU,, mas poucos sabem do que se trata e o porquê da escolha do ano como referência.. Criada em 2015 , a agenda é composta por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável a serem implementados pelos governo s,, em especial pelos municípios.

UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE MARICÁ

Autor: Evandro Sathler

24/11/2017

 

O texto explora o potencial da EMAR no rumo de uma Universidade Municipal em Maricá tal qual idealizado por Darcy Ribeiro. Aborda ainda o inicio das atividades de Educação à Distancia (EMAR-EAD) e a capacidade que esta ferramenta possui para alavancar inúmeras atividades administrativas. 

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